
Um dia após manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearem um dos acessos ao Distrito Irrigado do Baixo Açu (Diba), na RN-118, o Governo do Rio Grande do Norte afirmou que está finalizando o edital que vai selecionar integrantes do movimento para ocupação de áreas do projeto irrigado.
O protesto aconteceu na manhã de segunda-feira (1º), quando cerca de 300 militantes fecharam a via usando galhos e fogo para cobrar o repasse de terras.
O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, disse que o processo está em fase final e deve ser publicado “em breve”. Segundo ele, o edital atenderá uma demanda dos agricultores da região e vai regulamentar a seleção dos beneficiários para uma área do Baixo Açu.
“Tem um edital de licitação destinado à agricultura familiar que o Governo do Estado está preparando e concluindo o processo, que vai tratar da seleção desses agricultores familiares para uma área lá do Baixo Açu. O governo está correndo, tem as questões legais que precisam ser cumpridas, mas num breve espaço de tempo isso deve estar sendo liberado, porque é uma cobrança dos agricultores”, afirmou.
O protesto promovido pelo MST impediu a passagem de veículos no trecho próximo ao Diba, entre Alto do Rodrigues e Ipanguaçu. O grupo reivindica o repasse de cerca de 3,5 mil hectares de terras. Segundo o movimento, há um acordo firmado com a governadora Fátima Bezerra que não teria sido cumprido.
Tribuna do Norte
