Na noite da ultima quarta-feira (20), os motoristas, servidores públicos efetivos de Guamaré, participaram de uma reunião promovida pelo SINDSERG – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guamaré, realizada na sede do sindicato em Baixa do Meio.
O encontro reuniu diversos trabalhadores e evidenciou a insatisfação crescente diante da falta de valorização da categoria. Há 14 anos os valores de plantão permanecem congelados, situação injusta com os servidores, que diariamente garantem o funcionamento dos serviços públicos, conduzindo ambulâncias e entre outros veículos que desempenham funções essenciais para a população.
A reunião, conduzida pelo presidente Edson Rocha, foi marcada pelo fortalecimento das pautas prioritárias dos motoristas:
Revisão Salarial
Equiparação dos salários com os motoristas de empresas terceirizadas, que atualmente recebem quase o dobro pelo mesmo serviço, ambos trabalhando na mesma carga horária e condições;
Valores de Plantão
Atualização urgente dos plantões, defasados há 14 anos (demanda também estendida a outros servidores da saúde);
Diárias Operacionais (D.O.)
Necessidade de correção justa, já que o valor atual não cobre nem mesmo despesas básicas como o almoço;
Insalubridade
Aplicação isonômica do adicional de 40% a todos, pois motoristas efetivos recebem apenas 20%, enquanto terceirizados/contratados recebem 40%;
Demais pontos de interesse coletivo.
O sindicato ressaltou que seguirá firme na defesa da categoria. Já na próxima segunda-feira (25), o SINDSERG irá protocolar um ofício oficial, exigindo providências para corrigir as distorções e valorizar os servidores.
Sindserg